Ubiretama, segunda-feira, 06 de abril de 2020. Boa Noite!
Brasão do Município de Ubiretama/RS MENU ☰
EXIBIR PORTAIS DE ACESSO RÁPIDO ☰
Publicado em 16/04/2019 11:02:29

E.M.E.I. Mundo Encantado: Um Sonho da comunidade Ubiretamense

Escola conta com 12 alunos matriculados

25 de abril de 2018. Um marco histórico na educação do município de Ubiretama. Nesse dia, através do decreto municipal nº 044/2018, era criada a Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI (creche), ainda sem nome específico. Hoje, são 12 alunos matriculados na E.M.E.I., sendo desses 11 em turno integral e 1 em turno parcial. Possui 2 professoras e 2 monitoras, 2 serventes que fazem a limpeza da EMEI e 1 merendeira.

A diretora Carine Kupske Nast, formada em Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Pedagogia (em andamento), Pós-Graduação em Orientação Educacional e supervisão, Mestrado em Meio Ambiente e Tecnologia, relata que “trabalhar na E.M.E.I. é muito mais que um mero trabalho, temos que ter amor pela profissão. É uma profissão extremamente gratificante, pois vemos no olhar de cada criança o encantamento pelas atividades realizadas, a admiração pelos professores, a curiosidade de aprender algo novo.   Acredito que cada educadora da E.M.E.I ama esses “pequeninos” como eu os amo. Eles são muito especiais para nós, acabamos nos apegando muito a cada um deles. Em relação a comunidade escolar, acredito que aos poucos estamos consolidando esta relação de escola-família-comunidade, visto que, de início havia um certo receio em relação a EMEI, por ser algo novo em nosso município. Mas hoje sentimos que tanto os pais como a comunidade veem a EMEI com “outros olhos”, pois foram adquirindo confiança no trabalho que está sendo realizado, e em relação a isso, está atrelado o trabalho em equipe. A mensagem que deixo é de confiança em nosso trabalho, em nossa equipe, pois tenta-se sempre fazer o melhor para e pelas crianças. Sabemos que muitas vezes erramos, mas errar é humano e é com os nossos erros que vamos nos encaminhando para um trabalho a contento.”

Lisandra Zavalhia Jablonski, servente da Secretaria Municipal de Saúde, mãe de pequena Pollyana Vitória Jablosnki, matriculada na E.M.E.I. Mundo Encantado, fala um pouco sobre a experiência com a E.M.E.I.: “eu sou mãe de 3 filhos. Os 2 primeiros eu tive dificuldade de criar, pois pensava como seria bom uma creche, como seria bom para as crianças. Quando veio meu terceiro filho, eu pensei como seria ótimo se teria uma creche no município, tanto que já existia o projeto de criação. Falamos com o Prefeito, entramos em contato com mais mães querendo que existisse uma creche no município. E enfim, conquistamos. A Poliana entrou com 2 anos e meio, e foi uma mudança radical pra nós, porque em casa, nós pais damos educação a eles, mas quem ensina são os professores. E ela aprendeu bastante coisa com eles, por exemplo: interação com as crianças, divisão entre eles, a respeitar, a desculpar-se quando fez algo errado. Quanto a equipe, elas são muito profissionais, gosto muito delas. Eu super recomendo a E.M.E.I Mundo Encantado, pois lá elas são super atenciosas, cuidam muito bem dos nossos filhos, muitas vezes melhor que nós.”

O Secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Prof. Nilton Emídio Budel, Pós-Graduado em Matemática, fala que “o processo de criação da E.M.E.I. vem de outras administrações, mesmo sendo exigência, não foi executado. Aí, surgiu a pressão da comunidade e dos órgãos fiscalizadores, fazendo com que, além de cumprir com a legislação, oferecêssemos oportunidades às crianças em idade de acesso à educação infantil na modalidade creche, sendo que até então, somente oferecia-se educação infantil na modalidade pré-escola. Fomos em busca de prédio adequado para a E.M.E.I., onde foi locado um prédio (casa de moradia) totalmente adaptada de comum acordo com o proprietário, para que pudéssemos oferecer as condições exigidas para o funcionamento da referida escola. Já em relação ao nome, relacionamos 3 nomes, onde as pessoas da comunidade votaram, e escolheram, ficando denominada “Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado”. Já sobre os investimentos realizados na E.M.E.I., de início, foi realizado a adequação do prédio (sala de recreação, sala multiuso, refeitório/cozinha, sala da direção, entre outros) e a compra do mobiliário, sendo que hoje conta com 100% do mobiliário exigido para o funcionamento. Quanto aos projetos e investimentos futuros, a Secretaria Municipal De Educação juntamente com a equipe da E.M.E.I. busca sempre o melhor atendimento a comunidade escolar, principalmente aos pequeninos que frequentam a escola;  e o maior objetivo é o prédio próprio da Escola, sendo esse um dos objetivos que exige maior estudo, buscar recursos e um local para a construção da mesma. Para a comunidade ubiretamense, a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado é um marco histórico, e também algo que projeta o futuro desta geração que está vindo, porque mais adiante serão eles os cidadãos que estarão nos substituindo, dirigindo e coordenando o município de Ubiretama.”

O Vice – Prefeito Orlando Jorge Rozek, fala a sobre a importância da escola: “para nós, a E.M.E.I. foi um sonho do nosso município que se tornou realidade, foi um esforço enorme das lideranças da educação, do Prefeito Ildo para criar a Escola Municipal De Educação Infantil; mas graças o interesse, tanto do prefeito municipal, quanto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto E Lazer na pessoa do Secretário Prof. Nilton Emídio Budel, a Escola tornou-se realidade. Hoje, percebe-se que a E.M.E.I. se tornou fundamental para que nossas crianças pudessem ter um local para aprender ainda mais e que os pais pudessem deixar seus filhos com tranquilidade e segurança, depositando a confiança na equipe da E.M.E.I., o que para nós é uma satisfação. Para nós hoje, a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado significa tudo, o aprendizado que a escola está trazendo para essas crianças, percebe-se a evolução que elas têm, o convívio entre os coleguinhas, se enturmando. Nós como executivo, estamos em busca junto ao governo federal a construção da sede própria da E.M.E.I., trazendo ainda mais conforto e segurança para elas.”

A Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado é um passo importantíssimo no futuro das nossas crianças, pois como disse o secretário municipal de educação, “além de ser um marco histórico, é também algo que projeta o futuro desta geração que está vindo, porque mais adiante serão eles os cidadãos que estarão nos substituindo, dirigindo e coordenando o município de Ubiretama”. E nossa querida E.M.E.I., é um sonho que se tornou realidade, e como diz o próprio nome da escola, é o “mundo encantado” dos nossos pequeninos que frequentam e Escola.

CONTINUE LENDO

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA

Inscreva-se em nossa newsletter e receba todas as nossas novidades!